FOTOS

Foco nas crianças e nas partes interessadas

     EDUCAÇÃO FOCADA NA APRENDIZAGEM

_____________________________________

19 de Janeiro de 2012 (5ª feira)

Fotos que exemplificam o PROCESSO “CALCULANDO E PENSANDO”

Construído por Fabiana Faria Souza e Patrícia Passos 

     A Professora Patrícia Passos participou durante o decorrer do ano letivo de 2011 da Formação em Cálculo Mental sendo orientada pela supervisora Fabiana Faria Souza em parceria com o Núcleo de Formação continuada da Secretaria de Educação de Nova Lima.
      A professora participou também da formação de Professores do Pró-Letramento em Matemática tendo como orientadora a Érica Chagas.
       Professora muito criativa e compromissada com a aprendizagem de seus alunos, Patrícia "Pulou de cabeça" na inserção da Teoria à prática com sua turma do 1º ano do Ciclo de Alfabetização juntamente com sua Supervisora Fabiana.

História em Quadrinhos construída por Patrícia Passos em Formação de Professores: Pró-Letramento em Matemática

   A professora Patrícia, toda animada, ao chegar à escola apresentou a História em Quadrinhos a sua Supervisora e socializou com suas colegas de trabalho.
       
    Eu e a Patrícia resolvemos então realizar um PROCESSO para socializar as suas práticas em CÁLCULO MENTAL em sala de aula com as  outras professoras que não tiveram a oportunidade de participarem das Formações por motivos particulares e às professoras que fizeram as mesmas.
    Vejam a seguir algumas fotos dos momentos com os alunos à partir do processo "Calculando e Pensando" construído.


Fig. 1. Momento de composição de números com o recurso pedagógico utilizado(palitos de picolé);
Acompanhar as composições de números com os palitos individualmente realizando intervenções e/ou pedindo para que a criança explique como pensou para executar a tarefa;


Fig. 2. Relembrar às crianças que deverão ter como referência o Quadro de 100 [lembrando que o quadro de 100 (como processo de compreensão do sistema de numeração) inicia no 0(ausência de elementos na ordem) ao 9 (números de um algarismo; apenas unidades) 
     
Fig. 3. - Exposição oral das estratégias de cada criança aos seus colegas (se necessário exemplificar DESENHO DAS ESTRATÉGIAS OU PEDIDO DE RELATO ORAL);
     -“O conflito” oportunização do "Ir além" através de várias perguntas desafiadoras, tais como: _ COMO VOCÊ PENSOU PARA ACHAR A RESPOSTA? _ O QUE VOCÊ FEZ PARA CHEGAR A ESSE RESULTADO? _ SE MUDARMOS OS NÚMEROS DE LUGAR(ORDEM) CONSEGUIREMOS ACHAR A MESMA RESPOSTA? EXPERIMENTEM… POR QUÊ?

Fig. 4. - Escrita coletiva no quadro de diversas possibilidades de composição e decomposição de números utilizando os símbolos adequados. Ex: 7= 6+1, 5+2, 4+3. 11= 10+1, 13-2, 9+2
- Registro da(s) estratégia(s) (que não seja a dela própria) que acharam mais interessante e que poderia realizar também em um outro momento registrando-a no caderno;
- Momentos de registros em dupla, trio, para que o desafio da compreensão e respeito pelas novas possibilidades de escrever números(do outro) permitindo assim socialização e interação das mesmas;

Fig. 5Encaminhar os registros incentivando o trabalho em dupla (a equipe) utilizando e/ou propondo outras novas e diversas estratégias;

_____________________________________

29 de Novembro de 2011 (2ª feira)


     As fotos a seguir exemplificam o “PLANEJANDO E MONITORANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA” que se encontra neste Blog na Página de Coletânea-Processos.













PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS MOMENTOS
Logo após a formação as professoras realizam uma avaliação do momento; podendo utilizar como instrumento o POSITIVO / DELTA ou o CONSENSOGRAMA.





######################

29 de Novembro de 2011 (2ª feira)

     Estas são as fotos que exemplificam a prática do Processo "INTEGRANDO TODOS OS ESFORÇOS" que se encontra neste Blog na Página de Coletânea-Processos.







_____________________________________

28 de Novembro de 2011 (2ª feira)
     As professoras MAGDA MOREIRA e SIMONE RIBEIRO, ambas da Ed. Infantil (1º Período e Maternal II respectivamente) realizaram o processo "Cultura Afro-Descendente na Educação Infantil" em conjunto com suas turmas.
     A Magda e da Simone contaram com a ajuda da ESTAGIÁRIA RITA que veio a ser a Bonequinha Preta!!!

     Parabéns a estas 3 profissionais que tanto nos faz orgulhar de sermos Educadoras!

     Venho exemplificar este "Processo" QUE TAMBÉM SE FAZ UMA BOA PRÁTICA com AS FOTOS DO MOMENTO NAS TURMAS.














_____________________________________

ATIVIDADE PERMANENTE DE LINGUAGEM ORAL

HORA DA NOTÍCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
TURMA DA PRÉ-ESCOLA (2º PERÍODO) DA E. M. JOSÉ FRANCISCO DA SILVA - NOVALIMA
SUPERVISIONADA POR FABIANA FARIA SOUZA  /  PROFESSORAREGENTE: GISLEI
A LINGUAGEM ORAL PRECEDE A ESCRITA E DEVE ESTAR PRESENTE EM MUITAS ATIVIDADES DIÁRIAS COM AS CRIANÇAS: UMA DELAS É A HORA DA NOTÍCIA. 


A turminha da Professora Gislei (Turma do Coelhinho Fofinho) tem um caderno de notícias que é levado para casa frequentemente e assim juntamente com a família, a criança seleciona e escolhe a notícia que colocará no caderno para ser apresentada aos colegas em sala de aula.

Esse tipo de atividade ajuda a desinibir a criança tímida, dando oportunidade de se expressar oralmente com mais desenvoltura.
A professora é a condutora do momento encaminhando o assunto/notícia. Com isso, serão atingidos os objetivos de desenvolver a linguagem oral, estimulando também as habilidades sociais e proporcionando ainda a aquisição de conhecimentos em todas as áreas curriculares.
Todas as atividades de linguagem oral ajudam as crianças a enriquecer seu vocabulário, aumentando o seu potencial de comunicação e compreensão.
É o melhor meio de o professor diagnosticar o nível linguístico de suas crianças, devendo sempre ser realizada independente do período/ano.
 Objetivos específicos do momento:
* Participar de diferentes situações comunicativas considerando e respeitando as opiniões alheias e as diferentes formas de expressão.
* Utilizar a linguagem oral, sabendo adequá-la às situações em que queiram expressar sentimentos e opiniões, defender pontos de vista, relatar acontecimentos, expor sobre temas etc.
* Desenvolver atitudes de escuta e planejamento das falas.

Nesta atividade da “HORA DA NOTÍCIA”, muitas outras habilidades são desenvolvidas nas crianças:
• Falar baixo sem aumentar o tom da voz;
• Não interromper a pessoa que fala;
• Esperar a sua vez de participar;
• Respeitar a opinião dos outros;
• Colaborar com os colegas.


Se não conseguir visualizar as fotos, clique aqui  

















A turminha do 2º Período Professora Eliana "Tartaruga Lili", também aderiu à atividade! Que delícia! As crianças e seus pais também participaram bastante deste momento!