CONHECENDO CRIANÇAS

GESTÃO POR FATOS E DADOS

Informação e Análise


     "Sem informações seguras, você não consegue nem dar o primeiro passo do melhoramento".
     Necessitamos de conhecer nossas crianças; ou seja, ter como ponto inicial de referência as peculiaridades infantis, as características de desenvolvimento e aprendizagem e a realidade do contexto sócioeconômico e cultural no qual os educandos encontram-se inseridos.
     Embora diversos teóricos organizem sua teoria em estágios, com idades preestabelecidas, sabe-se que este é um fator orientador, mas que não deve ser rígido quanto aos marcos iniciais e finais. As crianças são diferentes, tanto em aspectos hereditários, maturacionais, nutricionais, como nos seus vínculos afetivos, experiências vividas, cultura, etc.

SOMENTE CONHECENDO É QUE PODEMOS CONTRIBUIR PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.

    Como???

    "Arregaçando as mangas!" Isso mesmo!
    
         Comece... Procure... Leia... Observe... Pergunte... Diga... Ouça... Analise... Mude... Faça!

     O QUE NÃO PODE É "FICAR INERTE" ESPERANDO ALGO "CAIR DO CÉU". 

     MOVA-SE

1. Capacitar-se por meio de coleta de informações a respeito da criança que você vai orientar (Fundamentação Teórica-ESTUDO);

2. Coletar informações individuais (fatos) que deverão ser analisadas e não arquivadas;

3. Oportunizar pesquisas de satisfação aos pais e crianças para saber o "significativo";

4. Verificar, analisar e validar dados coletados evidenciando as "oportunidades de melhoramento";

5. Programar ações direcionadas e consistentes qualificando assim as decisões.

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SUGESTÕES PARA INICIAR...

CAPACITAR

Jean Piaget - FASES DO DESENVOLVIMENTO

    Vídeo explicativo através de um resumo claro, coerente e de fácil compreensão.
    Vale a pena ver...

                          


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VÁRIOS VÍDEOS SOBRE O PENSAMENTO INFANTIL
COLETÂNEA DA NOVA ESCOLA ON LINE

     Ao falar em desenvolvimento cognitivo, Piaget(1936;1945) é uma referência fundamental a ser destacada.
    O pensamento da criança é, em geral, bastante diferente do modo de pensar do adulto. Algumas pessoas acreditam que elas apenas tem menos informações armazenadas em sua mente. Na verdade, elas realmente organizam seu modo de pensar de maneira diferenciada.
    Particularmente, o período entre seis e sete anos configura-se como um "divisor de águas" entre o pensamento infantil voltado ao imaginário e aquele que se preocupa em adaptar-se ao mundo real.

     Clique duas vezes na imagem abaixo para abrir todo o Álbum "Pensamento Infantil" incluído e contido em MEU PICASA.

PENSAMENTO INFANTIL



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BRINCAR, ALGO ESSENCIAL AO SER DA CRIANÇA


     "O brincar é uma das principais formas de linguagem da criança. É através do brincar que a criança expressa seus sentimentos, relaciona-se, faz descobertas e inventa papeis, dando significado aos objetos do mundo natural e social.
     Brincar é, para a criança, sua própria forma de pensar sobre o mundo. Quando brinca, a criança está procurando compreender o mundo dos adultos no qual está inserida. A cultura infantil é um espaço de apropriação da experiência cultural do mundo adulto."

Fonte: Proposta Curricular - Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Nova Lima

                            

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